Uma das razões para a obesidade do homem moderno é o sono noturno incompleto.
Sabe porque é que a gordura da barriga se acumula?
Algumas pessoas têm de lidar com a gordura da barriga a toda a hora porque esta parte do corpo tem tendência para a acumular. Ao mesmo tempo, a sua eliminação é difícil. A zona abdominal é uma área que pode facilmente ceder e a acumulação de gordura nesta zona pode ter um efeito negativo na saúde de uma pessoa.
A investigação mostra que a gordura abdominal não é apenas um problema estético. Pode provocar perda óssea, aumentar o risco de osteoporose e o desenvolvimento de asma. É por isso que é importante conhecer as causas mais comuns da acumulação de gordura nesta zona do corpo, para que possa selecionar as medidas adequadas.
Genes
Os investigadores do Sanford-Burnham Institute descobriram que os genes podem ser a causa da acumulação de gordura em diferentes partes do corpo. Outros estudos sugerem que os genes desempenham um papel importante em relação ao grau de saciedade que cada pessoa sente. As pessoas geneticamente predispostas a comer mais alimentos correm um maior risco de acumular gordura na barriga.
Não dormir o suficiente
As pessoas que não dormem o suficiente têm o hábito de consumir mais calorias e, consequentemente, de acumular excesso de gordura na barriga. Quando não dormimos o suficiente, o nível da hormona leptina diminui e, ao mesmo tempo, o nível de grelina aumenta. Estas duas hormonas estão associadas à acumulação de gordura. De acordo com alguns estudos, as pessoas que dormem 6 horas por dia são cerca de 27% mais propensas à obesidade do que as pessoas que dormem mais de 9 horas.
A gordura também se acumula devido ao stress
Tal como o sono reparador, o stress provoca alterações hormonais que conduzem ao aumento de peso. De acordo com Patricia Ramirez, nutricionista, durante o stress, a glândula suprarrenal liberta hormonas como a adrenalina e o cortisol. Quando o nível deste último aumenta, leva à acumulação de gordura no corpo, em particular numa zona delicada como o abdómen.
Falta de atividade física
A prática regular de atividade física é a melhor forma de manter o metabolismo ativo e derreter mais gordura. Investigadores da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, descobriram que o exercício é um elemento-chave para alcançar e manter um peso corporal ideal, uma vez que a gordura abdominal representa muito mais do que apenas um problema estético. Afectam o estado de saúde de uma pessoa. Derreter a gordura através do exercício é uma das formas mais eficazes de cuidar da saúde cardiovascular.
Durante o exercício, pode tomar suplementos como Lidagreen, que podem melhorar o processo de não derreter a gordura.
Dieta pouco saudável
O consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono e gorduras é outro fator grave para a acumulação de gordura na barriga. As lojas e restaurantes modernos oferecem uma abundância de alimentos pouco saudáveis, o que muitas vezes predispõe os clientes a escolher produtos nocivos. Os alimentos que são conhecidos por provocar o aumento de peso são:
- Alimentos processados
- Carnes secas
- Farinhas refinadas
- Bebidas gaseificadas
É por isso que é necessário seguir uma dieta saudável que inclua frutas, legumes, cereais integrais, carnes magras e uma quantidade satisfatória de água.
Uma dieta saudável é extremamente importante para manter um peso equilibrado. Inclua suplementos de perda de peso como Lida green pastilhas e os seus resultados serão ainda mais impressionantes.
Consumo imoderado de álcool
O abuso de bebidas alcoólicas pode provocar um aumento de peso, uma vez que estas contêm muitas calorias vazias. Num estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition, os investigadores afirmam que o consumo imoderado de álcool aumenta o risco de acumulação de gordura abdominal em 50%.
Certos medicamentos
Também pode acumular gordura devido à toma de certos medicamentos.
Certos medicamentos podem provocar um aumento de peso quando tomados durante um longo período de tempo. Entre os suspeitos habituais estão os medicamentos prescritos para tratar a diabetes, convulsões, perturbações do humor, tensão arterial elevada, etc. Os esteróides, as pílulas anti-gravidez e os medicamentos de substituição hormonal também têm um impacto negativo. Aqui, salientamos que nem todos provocam engorda e que o seu efeito varia de pessoa para pessoa.
Consumo de alimentos entre as refeições principais
A ingestão de alimentos em pequenas porções ao longo do dia é uma estratégia de perda de peso recomendada e estimula o metabolismo. No entanto, a ingestão de snacks pouco saudáveis entre as refeições principais tem o efeito contrário. Alimentos como batatas fritas, bolachas e rebuçados aumentam a ingestão de calorias. Além disso, contribuem para o crescimento da zona abdominal.
Que mais se pode fazer para combater a gordura da barriga?
Qualquer que seja a razão pela qual a gordura da barriga se acumula, é necessário encontrar uma forma de a contrariar e prevenir. Como já foi referido, estas estão associadas a um risco acrescido de problemas de saúde. Algumas das principais recomendações para combater a gordura da barriga incluem:
- Seguir uma dieta saudável
- Realizar exercício físico localizado e cardio
- Dormir pelo menos 8 horas por dia
- Consumir uma quantidade ideal de água diariamente
- Desintoxicar o corpo
- Evitar o consumo imoderado de álcool
- Mastigar bem os alimentos
- Considerar suplementos de emagrecimento adaptados à redução da gordura abdominal, como o Lipovon, entre outros, que facilitam o metabolismo e ajudam na gestão do peso.